Pelo menos um a cada três brasileiros, tem o sonho de abrir seu próprio negócio segundo um levantamento do Sebrae , por isso, é considerado uma das populações mais empreendedoras em todo o mundo.
Hoje, a saída mais rápida e segura na hora de empreender é abrir ou comprar uma franquia. Negócios franqueados são vantajosos em comparação a criação de uma empresa do zero, pois, o modelo de operação é testado no mercado para ser replicado em outros locais e passam por uma série de estudos de viabilidade e outras adaptações, para poderem atingir o mesmo sucesso da primeira unidade.
Outro fator atraente nas franquias é a taxa de mortalidade. Um negócio franqueado pode ser repassado com auxílio da franqueadora no futuro ou pela intermediação de negócios feita por uma empresa idônea, garantindo assim, uma facilidade para aqueles que desistem de tocar o negócio.
As taxas de desistências de uma franquia é praticamente ínfima. O normal, inclusive, é ver franqueados investindo na expansão dos seus negócios através de outras unidades, seja da marca com o qual ele já trabalha ou até mesmo outra rede de franquia com a qual tenha afinidade.
Ainda que se tenha inúmeras vantagens e de se saber que o mercado franchising é o ideal para empreendedores de primeira viagem, é necessário se atentar a alguns detalhes antes de efetivar a compra da mesma.
Segundo o Portal do Franchising, cinco pontos são imprescindíveis para que você possa adquirir um negócio franqueado:
1) Identifique-se com o sistema de franchising e com a marca:
Além do capital e da vontade de empreender, é necessário realizar uma vasta pesquisa sobre o setor de franquias e em que se quer trabalhar. A identificação com a marca, o segmento e a franqueadora com a qual trabalhar é primordial.
A relação franqueado-franqueadora deve ser algo satisfatório e compensatório para ambas as partes. Acordos, direitos e deveres devem ser previamente discutidos e concordados de maneira transparente, haja vista que essa relação é estabelecida para perdurar a longo prazo, em geral no mínimo cinco anos, o que só se sustenta pela confiança e comprometimento.
2) Pesquise profundamente a franqueadora e o suporte oferecido:
A realização de uma intensa pesquisa sobre a idoneidade da franqueadora, tanto no aspecto jurídico quanto no comercial é necessário, pois, identifica os pontos fortes e fracos da operação.
O suporte ao franqueado é uma das premissas básicas no franchising: no marketing, consultoria, planejamento, gestão ou qualquer outro setor. Tudo deve ser feito de acordo com o que lhe foi prometido. Este é um ponto crucial que pode contribuir para o sucesso de toda a operação: o papel da franqueadora é dar suporte e do franqueado atuar e cuidar do dia a dia da sua operação.
3) Conheça a Lei de Franquias e análise todos os documentos jurídicos:
Entender os seus diretos e responsabilidades dentro do sistema e avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é outro cuidado que se deve ter antes de investir definitivamente. Apoio jurídico é necessário para dar segurança antes dele fazer qualquer investimento na franquia.
4) Atenção total à escolha do ponto comercial:
Checar a vacância da região aonde pretende atuar, a demanda pela marca e pelos produtos/serviços a serem ofertados é extremamente relevante. Busque entender também o respaldo que a franqueadora oferece na escolha da localização do ponto de venda e na negociação do mesmo. Boa localização garante até 50% do sucesso de uma franquia.
5) Faça um plano de viabilidade financeira bem detalhado:
Com os números em mãos, é possível ter uma previsão mais realista para definir quais os prazos médios para lucrar com o negócio. Esse levantamento permite ao candidato planejar, de maneira concreta, quanto irá investir, no que precisará economizar, quando e quanto terá retorno.
Parecem simples, mas são muitos detalhes não é mesmo?! Por isso, pense antes de agir e procure ajuda.
Esse é o papel da Visão Comércios: dar apoio a você, cuidando da intermediação na compra e venda de um bom negócio, garantindo sucesso e tranquilidade ao empreendedor.
Esperamos que tenham gostado, até a próxima!
Crédito:
ABF, acessível em: https://bit.ly/2vLP6o1