Fala Empreendedor – Ele sujou o nome para fazer faculdade e hoje fatura R$ 91 milhões com clínica odontológica

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Olá,

Empreendedor, esperamos que esteja bem!

Nossa história de hoje é uma matéria inspiradora do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Iremos conhecer a história de Nadim Farid Nicolau Neto, dono da rede Oral Unic, que teve seu primeiro contato com empreendedorismo ainda aos 13 anos, em campeonatos regionais no campo de futebol de Guaraci (SP), que tem cerca de 10 mil habitantes.

Junto com a mãe, ele levou geladinhos em um isopor para vender e ajudar a complementar a renda da casa. A atividade se tornou rotina.

Ainda durante sua juventude, a crise abalou a família de Nadim. O fato coincidiu com o período em que ele passou no vestibular para cursar Odontologia e seus pais não tinham dinheiro para arcar com os custos.

Como o jovem era o único com nome limpo em casa, ele abriu uma conta e emitiu dois cheques, sabendo que voltariam. Era a única forma de iniciar o curso.

No meio do caminho, ele conseguiu uma bolsa de 70%. Mas mesmo os 30% restantes ainda eram pesados para a família.

Nadim conseguiu concluir o curso com o dinheiro de eventos que organizava na própria faculdade. Também contou com o dinheiro do seguro que recebeu pelo falecimento do avô.

A primeira oportunidade de trabalho foi em um consultório odontológico popular em Angra dos Reis (RJ), trabalhando por um ano e meio e conseguindo juntar R$ 18 mil para montar esse tipo de consultório em outro lugar. Em 2005, com os R$ 18 mil e oito cheques pré-datados de R$ 2 mil para pagar todo o material necessário montou seu primeiro consultório, tendo um sócio que pagou pela infraestrutura.

O negócio deu certo e, no final de 2007, ele já tinha quatro consultórios, chegando a 70 unidades em 2012. Mas por conta da falta de padrão, o negócio começou a deixar de dar lucro e precisou fechar 20 consultórios.

Então ele resolveu refazer tudo do zero. Foi atrás de benchmark com as novas franquias odontológicas que surgiram na época, contratou uma consultoria de franchising e marketing e ficou oito meses desenvolvendo um novo modelo de negócio.

Fechou 2016 com quatro unidades, no final de 2017 já eram 13 unidades e este ano de 2019 irá fechar com 60.

Hoje sua franquia no novo formato consegue faturar cerca de R$ 200 mil atraindo empreendedores. Elas atendem o público B e C.

Montar uma unidade da Oral Unic requer investimento de R$ 950 mil e um espaço de cerca de 400 metros quadrados. Cerca de R$ 200 mil vão somente para a compra de equipamentos odontológicos, incluindo um de raio-x panorâmico de laboratórios que custa R$ 90 mil.

O carro-chefe, hoje, são os implantes, que respondem por 70% do faturamento das unidades. Os serviços podem ser pagos pelo cliente em até 20 parcelas, dependendo do valor do tratamento.

Hoje ficamos por aqui, esperamos que tenham gostado.

Lembre-se sempre, desperte o empreendedor dentro de você, até a próxima!

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

 

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